caracterização

Caracterização das freguesias

As Freguesias de S. João das Lampas e da Terrugem, ao serem agregadas por força da reorganização administrativa do território (Lei nº 11-A/2013, de 28 de Janeiro), passaram a constituir uma nova unidade territorial  (União das Freguesias de S. João das Lampas e  Terrugem) com uma área total de 83,6 Km2, (onde se situam 63 lugares) que representa quase ¼ da área total do Concelho de Sintra, confinando a Norte com o Concelho de Mafra, a Nascente com a União das Freguesias de Almargem do Bispo, Montelavar e Pêro Pinheiro, a Sul com a Freguesia de Sintra e Colares e a Poente com o Oceano Atlântico.

Aqui habitam, segundo os Censos 2011, 16542 pessoas, ou seja, pouco mais de 4% da população do Concelho (363749), que demonstra bem a fraca densidade populacional da nossa área,,quando comparada com a das freguesias da linha.

Ao longo de 10,5Km de costa atlântica, rochosa , entre Azenhas do Mar e a Foz do Falcão, temos as praias de Aguda, Magoito, Samarra, Vigia e S. Julião, de qualidades únicas, mas com problemas de acesso.

Grande parte da área (faixa mais litoral), está integrada no Parque Natural Sintra -Cascais, onde se procura a preservação das paisagens, da fauna e da flora locais, o que, sendo de louvar, implica sérios sacrifícios da população, que se vê condicionada na utilização dos seus terrenos. Porém, estamos convictos que será possível preservar esse património insubstituível, que nos enriquece, sem colocar em causa a necessidade de desenvolvimento que a nossa gente também merece.