Página 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 
 38ª Meia Maratona de S. João das Lampas

38ª Meia Maratona de S. João das Lampas

Para informações, regulamento e inscrições consulte www.lampas.org.

Celebraçao do dia dos avós- 26 de julho de 2014

Celebraçao do dia dos avós- 26 de julho de 2014

No passado dia 26 de julho, Dia dos Avós, mais de 400 seniores reuniram-se no Pavilhão do Sporting Clube de Vila Verde, para um almoço de confraternização promovido por esta Junta de Freguesia.

Cascatas de Fervença

Cascatas de Fervença

Quem se deslocar de Sintra para Montelavar ou Pêro Pinheiro, utilizando estrada nacional 9 (EN9), um pouco adiante do cruzamento de Campo Raso, no final duma longa recta encontra uma rotunda, onde sai a via para Vila Verde. Esse local chama-se Fervença.
Uns escassos metros,passando a mesma. deparamos uma ponte sobre o curso de água que drena os pântanos que antigamente existiam na Quinta da Granja, chamada do Marquês por ter sido propriedade do 1º Marquês de Pombal, onde hoje é a Base Aérea nº1.
Este regato apesar de ter reduzido caudal no verão é perene, no inverno a corrente toma volume razoável.Deslizando sob a ponte o ribeiro precipita-se encosta abaixo na direcção da Ribeira da Cabrela, o solo do seu leito é pedregoso assim, as águas formam pequenas ondas brancas, transformam-se em cachoeira, quando o declive se acentua.
Segundo o dicionário Houaiss da língua Portuguesa, o prefixo "ferv" pode significar: borbulhar, estar agitado... Na língua galega fervença designa rápido de rio ou ribeiro. Em português, ainda de acordo com o citado dicionário, fervença quer dizer grande agitação.
Assim, consequência deste ribeiro ser de águas agitadas cuja cachoeira é testemunho, originou que ao sítio se atribuisse o nome FERVENÇA. Um topónimo singular. A "leitura" da paisagem continua uma fonte de conhecimento.

http://youtu.be/mVNJnsg6BUc