Futebol Clube “Os Odrinhenses”

Em Odrinhas, a intenção de formar um clube de futebol surgiu em 1947, tendo para isso sido realizadas algumas reuniões, num pequeno corredor de uma casa que pertencia ao Sr. Manuel das Dores Duarte, conhecido por "Manuel Alfredo", com um grupo de sete amigos que incluía também os senhores Manuel Duarte, mais conhecido por “Manuel da Escuta”, Manuel Vicente, Joaquim Monteiro, Manuel Piloa, Joaquim Pereira e João Lagariça. São estes os odrinhenses considerados os fundadores do clube da aldeia que ficou com o nome de Futebol Clube “Os Odrinhenses”.

O 1º. Presidente do clube foi “Manuel Alfredo” e “Manuel da Escuta” o desenhador do emblema do clube (com as andorinhas), que ainda hoje se mantém. Sendo as cores do clube o vermelho e o branco.

A 2ª direcção, que era constituída pelos senhores Manuel Lagariça, Manuel Baleia, José Lima, José Coluna, João Elias e Miguel Henriques, teve como objectivo a organização de bailes, feitos numa casa alugada ao Sr. José Duarte Polido, que assim tiveram o seu começo nesta localidade, famosa actualmente pelos bailes que ainda organiza.

Tendo em conta que já havia uma equipa de futebol e se organizavam bailes e havendo alguns sócios foi, em 18 de Junho de 1950, feita a inauguração do Clube.

Em 1954, para ter instalações com melhores condições e servir de sede, foi alugada uma casa ao Sr. "Manuel Alfredo". Mais tarde (1970 ou 71) esta propriedade foi adquirida ao referido senhor e vendida, no final dos anos 80, ao senhor António Roque.

Em 10 de Setembro de 1975, na Secretaria Notarial de Sintra, foi oficialmente constituída a associação recreativa da aldeia, sendo representada pelos senhores Miguel Henriques Martins, Joaquim Espanhol Jacinto e Joaquim Isidoro Duarte, ficando com a denominação Sociedade Futebol Clube "Os Odrinhenses", tendo como principal objectivo a promoção de cultura desportiva e recreativa dos seus associados.

Nos primeiros anos da década de 80 o clube adquiriu dois terrenos. Um onde tem o seu campo de futebol e o outro onde construiu a sua actual sede.

Durante a sua existência o clube tem participado regularmente em torneios de futebol não oficiais, tendo inclusivamente, na década de 90, participado em campeonatos organizados pela Associação Futebol de Lisboa, sendo na época de 1998/99 campeão da 3ª Divisão Distrital. Há também a destacar o facto de o clube ter sido uma vez (anos 80) vencedor do torneio juvenil de futebol de 7 (escalão B), organizado pelo pelouro do desporto da Câmara Municipal de Sintra.

Em 22 de Junho de 1997 foram concluídas as obras da nova sede social, que duraram cerca de 10 anos e que tiveram o envolvimento dos sócios e de muitos amigos do clube. Com esta nova sede ficou assim o clube equipado com instalações com condições privilegiadas: sala de dança, sala de jogos, bufetes, sala de reuniões e escritório e sala com capacidade para duzentas pessoas, para diversos eventos com cozinha devidamente equipada e com câmara fria.

O Clube tem actualmente 460 sócios.