Meia Maratona de S. João das Lampas - Grupo de Dinamização Desportiva

Meia Maratona de S. João das Lampas - Grupo de Dinamização Desportiva

Em 1977, durante as Festas de Nª Srª da Saúde, surgiu a ideia e levar a festa a várias localidades da Freguesia, através de uma manifestação desportiva de longa distância. É assim a origem da Meia Maratona de S. João das Lampas que anualmente, tem vindo a ver reforçado o seu estatuto de prova difícil, mas com grande prestígio no panorama desportivo nacional, estando em 2º lugar em termos de antiguidade, logo a seguir à pioneira dos 21,097Km, a Meia Maratona da Nazaré.

Graças à credibilidade conquistada pela Organização junto das entidades oficiais (Junta de Freguesia de S. João das Lampas e Câmara Municipal de Sintra) e das empresas, ganhou também a fidelidade de um número crescente de atletas e o carinho da população, que não se cansa de manifestar esse sentimento, aplaudindo e incentivando os atletas que passam, como sinal de boas vindas e que tanto tem sido lisonjeado pelos próprios atletas, que se referem a esta prova como "especial".

O crescimento de participação verificado nos últimos anos, deixa-nos a esperança de que seremos capazes de resistir aos tempos difíceis que estamos a atravessar e a nossa Freguesia continuará a apresentar um evento desportivo de grande qualidade, que nos orgulha. Em www.lampas.org encontra-se o essencial sobre a Prova. A próxima edição, a 40ª (em 2016) constituirá um marco na história desportiva da freguesia e queremos assinalá-lo condignamente.

 

A par da meia maratona também o trilho das lampas tem tido um êxito que nos surpreendeu logo a partir da 1ª edição realizada em maio de 2013. Com perto de um milhar de inscrições tem apresentado uma qualidade reconhecida pela ATRP (Associação de Trail Running de Portugal) sendo por isso incluida no circuito nacional da modalidade. Com esta prova pretende-se dar a conhecer as paisagens campestres da freguesia entre S. João das Lampas e a praia da Samarra.