Associação Plano de Evasão

Associação Plano de Evasão

A Plano de Evasão– “Associação Desportiva, Cultural e Psicossocial” com sede na Rua da Ribeira do Magoito Nº4 – em Magoito-Sintra, aprovou os seus estatutos a 22 de Julho de 2009, tendo a partir dessa data iniciado as suas actividades.

O objectivo genérico da Plano de Evasão consiste em organizar actividades de carácter desportivo e cultural que desenvolvam nas diversas faixas etárias, o individuo física e culturalmente, bem como actividades de carácter psicossocial para o seu pleno desenvolvimento psicológico e social.

Os seus fundadores, tal como a grande maioria dos membros que compõem o órgão directivo possuem formação académica na área da Psicologia e procuram em cada actividade organizada promover competências tanto pessoais como sociais em cada individuo por forma a torná-lo autónomo, activo e assertivo na relação com os outros e no cumprimento das suas responsabilidades.

Em Setembro de 2009 a associação organizou um campeonato de Bodyboard que teve como objectivo principal a sensibilização do público e participantes para questões relacionadas com o ambiente e com a prevenção de comportamentos de risco, promovendo uma vivência saudável através da prática do Bodyboard e de uma postura de harmonia para com a natureza. Além do competição, houve a actuação de uma banda de rock durante o dia, e uma festa à noite que contou com a presença de muitos presentes.

Em Maio de 2010, realizou uma actividade com alunos do Curso de Formação de Auxiliar de Infância da E.B 2,3 Prof. Lindley Cintra. Os alunos tiveram pela primeira vez uma aula de bodyboard, bem como uma visita à Vila de Sintra. Esta iniciativa teve como principal objectivo tornar os alunos mais conscientes das suas capacidades e a valorizar o apoio do exterior quando se está vulnerável ou perante obstáculos que se julgam inultrapassáveis. Além disso os jovens tiveram a oportunidade de conhecer um pouco do Património de Sintra.

Em Agosto de 2010, a associação promoveu uma acção de limpeza na Praia do Magoito. Esta acção teve como participantes, crianças e adultos veraneantes, que apanharam o lixo, ao mesmo tempo que sensibilizaram os presentes para a importância de uma praia limpa e para o equilibrio da natureza e bem-estar de todos.

O 6º Campeonato de Bodyboard do Magoito aconteceu em Setembro de 2010 e contou, como tem tem vindo a ser habitual, com a presença de atletas amadores e profissionais de diversas faixas etárias. A festa do campeonato, que tem o intuito de promover a aldeia, teve a animação a cargo de várias bandas e Dj`s, e com a presença de mais de mil pessoas.

Em Outubro de 2010, a Plano de Evasão festejou o Magusto no SecretSpot Taco (Bar em Magoito), oferecendo castanhas e água pé a todos os que se encontravam presentes. Este evento teve como objectivo promover a tradição e o convivio entre todos.

No dia 29 de Junho de 2011 foi dinamizada uma mega aula de bodyboard. Esta aula contou com a presença de 22 crianças da Associação Ponte. As crianças começaram por aprender alguns aspectos técnicos da modalidade e de seguida foram para a água. No final da aula, e para reforçar que não basta saber “navegar no mar”, foi oferecido a cada aluno um livro sobre a História de Portugal, de forma a promover o gosto pela leitura.

Nos dias 2,3 e 4 de Setembro de 2011 decorreu a 7ª edição do Campeonato de Bodyboard do Magoito. A Plano de Evasão, além de premiar o “Atleta mais novo” (como tem sido habitual nos últimas edições), estreou a Categoria Master (para mais de 35 anos) com o objectivo de promover o bodyboard em todas as faixas etárias, conseguindo desta forma, alargar a faixa etária dos competidores, que foi dos 8 aos 46 anos.

Morada.: Rua da Ribeira do Magoito nº4 2705-690 Magoito S.João das Lampas-Sintra Tel.: 916417629 / 912853164 | E-mail: a.planodeevasao@gmail.com | Site: www.planodevasao.blogspot.com