Associação de Bem Estar Social de Assafora, Cortesia e Catribana

Associação de Bem Estar Social de Assafora, Cortesia e Catribana

 A Associação de Reformados de Assafora, Cortesia e Catribana, foi constituída por escritura publica em 28 de Julho de 1993.

A sua constituição foi publicada em Diário da República-III série nº 247 em 21 de Outubro de 1993. Segundo os seus Estatutos (documento complementar da escritura) a sua Comissão Instaladora ficou assim constituída:

Joana Duarte Lima Freire
João Martinho Ferreira Pinto Rodrigues
Maria Rosa Teles Perpétuo
António Vicente Governo
José Tomé Ferreira

O registo definitivo como IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) foi efectuado no dia 29 de Novembro de 1993 sob o nº 34/95 no livro 6 das Associações de Solidariedade Social da Direcção Geral da Segurança Social. Teve a sua sede provisória (nas instalações da Escola Básica de Assafora) na Rua dos Moinhos.

Com o dinamismo da Comissão Instaladora, bem como o de todos os restantes sócios fundadores e a solidariedade da população, foi possível a aquisição e execução de obras no edifício onde se encontram hoje os serviços da Associação. Desde a sua constituição até ao ano de 2005, a Associação teve como principal objectivo, para além de eventos que proporcionassem a angariação de fundos para aquisição da Sede, a actividade em Centro de Convívio.

Após obras de adaptação para o efeito, foi criado em Julho de 2006 o serviço de Centro de Dia, actualmente (para cerca de 30 utentes) também com entrega de refeições nas nossas instalações ou no domicilio, de segunda a sábado (com suplemento para Domingos e Feriados).

A Associação tem cerca de 250 associados aos quais é cobrada a quota (mínima) de 1 Euro mensal. Entretanto, e após reuniões preparatórias foi, em 23 de Maio de 2010 aprovada pela Assembleia Geral, a alteração dos Estatutos a qual contempla, para além da já referida denominação social, a alteração dos seus objectivos, nomeadamente:

Centro de dia, apoio domiciliário, acolhimento familiar, (de emergência e temporário), centro de noite para pessoas idosas, outras actividades de carácter social extensivas à população em geral, desenvolvidas por equipas de apoio familiar, e ainda eventos culturais.

Os corpos sociais, empenhados na difícil, mas gratificante tarefa de levar avante os objectivos da Associação, o mesmo é dizer SERVIR as PESSOAS, são actualmente os seguintes:

Assembleia Geral Presidente: Loduvina Oliveira Perpétuo Vicente
1ª Secretária: Maria Eduarda Duarte Jacinto
2ª Secretária: América Duarte Perpétuo
Suplente: Ivone Monteiro Mahonen Ramos

Direcção Presidente: Manuel Inocêncio Carioca
Vice-Presidente: Vítor Manuel Martins Lapa
Secretária: Cláudia João Alves Parcelas
Tesoureiro: Joaquim Heleno Vicente
Vogal: Maria Etelvina Alves Parcelas
Suplente: Maximino Vicente Alexandre
Conselho Fiscal Presidente: Joaquim Domingos Pedro
Secretário: Carmo Dias Serralheiro
Relator: Arlindo Teles da Rosa
Suplente: Martinho Fernandes Rato

Morada.: Largo do Alto do Outeiro nºs 11/12 - ASSAFORA - 2705-436 S. JOÃO DAS LAMPASTel.: 21 961 6200