Grupo União Recreativo e Desportivo M.T.B.A.

Grupo União Recreativo e Desportivo M.T.B.A.

O GRUPO UNIÃO RECREATIVO E DESPORTIVO M.T.B.A. foi fundado em 7 de Julho de 1972, da fusão do Grupo União Recreativo BMAT de Bolembre e do Futebol Clube Tojeirense da Tojeira, com a colaboração das populações das aldeias de Magoito, Tojeira, Bolembre e Arneiro dos Marinheiros.

Uma grande confiança na capacidade de trabalho, no querer e poder de realização dos nossos conterrâneos e de alguns amigos forasteiros, permitiu que o MTBA se transformasse numa força DESPORTIVA, RECREATIVA E CULTURAL dentro do Concelho de Sintra.

Ao longo da sua existência, o Grupo tem fomentado o Futebol e Futsal Sénior e Jovem com participação regular em diversos campeonatos distritais da A.F.L. assim como com as suas Escolas de Futebol. Em 2011/2012 iremos ter uma participação no Campeonato Nacional III Divisão Futsal Sénior. Actualmente possui 9 escalões em competição oficial com cerca de 180 atletas.

Na década de 70/80, foi um digno representante do Distrito de Lisboa disputando em 4 épocas (3 consecutivas) a TAÇA NACIONAL de JUVENIS, tendo em 2 delas ultrapassado a fase de grupos e ficado no lote das 16 melhores equipas nacionais. Em 2008/2009 foi Campeão Distrital de Futebol 11 – 2ª. Divisão e a sua equipa de Futsal Sénior conquistou em 2009/2010 a Taça AFL e em 2011/2012 disputará a III Divisão Nacional.

Como Força Viva interessada em promover e dinamizar o desporto na Freguesia de São João das Lampas realiza, com carácter regular, 2 provas desportivas de assinalável êxito e vultosa participação de elementos de toda a freguesia: - Torneio de Futsal - Torneio InterAldeias da Freguesia de São João das Lampas em Futebol 11; Acresce referir que pelo seu extraordinário trabalho desenvolvido em prol da cultura e desporto nesta zona litoral do concelho de Sintra – freguesia de São João das Lampas foi o MTBA considerado, em 9 de Abril de 1981, Pessoa Colectiva de UTILIDADE PÚBLICA nos termos do Dec. Lei nº460/77 de 7 de Novembro.

Culturalmente possui o MTBA em Rancho Folclórico Etnográfico, fundado em 10 de Abril de 1983, que tem divulgado por Portugal, Espanha e França as modas, cantares e danças da nossa cultura saloia. De destacar a realização, desde 2002, dos FESTEJOS CARNAVALESCOS que, baseados numa estrutura totalmente amadora onde impera a carolice e boa vontade da maioria esmagadora da população das 4 aldeias, têm obtido assinalável êxito. Organização que envolve cerca de 400 participantes directos sendo o corso composto por 12 carros alegóricos.

De molde a possibilitar óptimas condições para a prática desportiva e recreativa, o MTBA investiu em magnificas instalações desportivas, sediadas em 2 polos distintos: 1. Pavilhão Gimnodesportivo (com lotação para 1000 pessoas, ginásio, piso sintéctico e iluminação com 750 lux); 2. Campo de Futebol c/relva sintética, bancada coberta com 600 lugares e campo de apoio com 32x16, este essencialmente para as camadas jovens. Tendo em conta a referida qualidade das instalações e aprazível localização nesta zona litoral do concelho de Sintra, têm as mesmas sido palco de numerosas realizações desportivas de carácter nacional como sejam: - Campeonato Nacional de Ginástica da 2ª. Divisão; - Torneios Interassociações de Futsal e Futebol 11 da Assoc. Futebol Lisboa; - Provas Pedestres e Ciclista de Endurance e resistência. Objectivo continuado do MTBA – promover a prática desportiva, com bom enquadramento e acompanhamento dos seus atletas. A Direcção do MTBA