Sociedade Recreativa de Santa Susana e Pobral

Esta Associação nasceu nos anos cinquenta do Século Vinte, mais concretamente no dia 19 de Maio de 1957, com o nome de Unidos Futebol Clube de Santa Susana e Pobral. Devido ao entusiasmo de todos pelo futebol, iniciou-se com esta modalidade a actividade desportiva do Clube. Os jogadores não eram federados mas competiam entre aldeias da Freguesia, chegando a Junta de Freguesia a organizar campeonatos que eram disputados com grande paixão e que levava o povo ao rubro.

Não se descurava no entanto a vertente social, e no pequeno barracão onde era a sede da colectividade, jogava-se às cartas, faziam-se bailes, no exterior jogava-se o chinquilho e pelo Carnaval assistia-se a maravilhosas cegadas.

No dia 30 de Abril de 1971 por escritura notarial, foi então criada a sociedade recreativa de Santa Susana e Pobral. Entretanto, foi criada uma comissão de obras para construir o pavilhão, que é hoje o orgulho da nossa aldeia. Foi com o querer e a força de um povo, trabalho árduo, dádivas, eventos constantes entre os quais os famosos corsos de carnaval, que se foi conseguindo angariar verbas. Em conjunto com os donativos da Junta de Freguesia de São João das Lampas, Câmara Municipal de Sintra e das empresas da freguesia, conseguimos assim iniciar a construção do nosso pavilhão. Num dia quente de Agosto, já com um terço de obra feita, ou seja, com pilares e asnas montadas, talvez por dilatação, a estrutura ruiu. Felizmente não houve vítimas. Foi difícil olhar para o esforço e dinheiro perdido, mas o nosso sonho tinha que continuar, não podia morrer ali.

Com ainda mais vontade, continuámos a angariar fundos para o nosso projecto, que considerámos concluído em 2001. Foi também em 2001, que nos federámos na Associação de Futebol de Lisboa com o nº de filiado 4331 na modalidade de Futsal. Nesse ano, uma equipa desistiu da modalidade oferecendo-nos os direitos desportivos. Essa equipa militava na 2ª divisão Nacional, o que nos levou a competir a época 2001/2002 na qual obtivemos o 3º lugar. Entretanto, sem esperarmos, uma equipa da 1ª divisão Nacional desistiu e fomos “repescados” para competir na 1ª divisão Nacional na época 2002/2003. Estivemos por lá uma época regressando à 2º divisão Nacional, onde nos mantivemos até á época de 2006/2007.

Actualmente, estamos a competir no campeonato distrital da 1º divisão de honra. Em 2004 iniciámos uma nova modalidade, a qual federámos em 2005, a patinagem artística. Esta modalidade tem projectado o nome do nosso Clube, da Freguesia, do Concelho e até do país. Vários títulos têm sido alcançados, sendo nosso o título de campeões Nacionais quer colectivo quer individual, conseguido neste ano de 2011. Ainda recentemente, em Novembro de 2011, a nossa atleta Sílvia Almeida representou Portugal no campeonato da Europa e conquistou o título de campeã da Europa. Temos ainda outras modalidades como ginástica, karaté e escolinhas de Futsal. Esta é a história do clube de Santa Susana e Pobral, freguesia de São João das Lampas, concelho de Sintra, distrito de Lisboa.