Futebol Clube de Alvarinhos

Com 53 anos o FCA tem, ao longo deste tempo, vindo a desenvolver diversos tipos de actividades desportivas e culturais nomeadamente: FUTEBOL, TEATRO, CICLISMO, ATLETISMO, MARCHAS POPULARES E CEGADAS.
Destas actividades, o Futebol tem sido a mais mantida. Para além dos clássicos jogos “solteiros contra casados” participou ainda em diversos torneios como: Torneios na Freguesia, Torneio do Oeste e Torneios do INATEL.

No teatro e entre 1964 e 1968 o Grupo Cénico de Alvarinhos actuou em vários lugares do concelho, trazendo a todos a boa disposição das comédias e das cantigas e também o drama, essencial no reportório.

Também os bailes foram sucesso e rapidamente a nossa sede atingia a lotação máxima, mas ninguém queria perder a oportunidade de dar um pezinho de dança Sobretudo no Carnaval. Apesar de parecerem sempre os mesmos, muitos outros se organizaram em grupo fazendo desta quadra, mais uma época de convívio. Houve tradições com os caraços, as partidas de 2ª feira de Carnaval e as batalhas de água.

De vez em quando um grupo de pessoas decide organizar-se em Alvarinhos. Foi o que aconteceu com as marchas. Fica para sempre na memória de todos os que participaram nestes momentos únicos. Em 1956 a Câmara organizou em Alvarinhos uma semana de festa para comemorar o facto de sermos a terra que mais preservava os usos e costumes da região.

Nesta casa foi realizada uma exposição etnográfica onde se podiam observar roupas, bordados e outros utensílios domésticos e agrícolas. Dois anos depois voltou-se a realizar uma festa, desta vez com um concurso de trajes antigos. Hoje temos projectos e um dos principais é a construção da nova sede. Acreditamos que, com força de vontade e espírito de equipa vamos lá chegar. Contamos com todos para conseguir atingir este objectivo. Como diria Einstein “o único lugar onde sucesso vem antes de trabalho é no dicionário” e este é o nosso espírito.