ADASSINTRA- Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Sintra

ADASSINTRA- Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Sintra

A ADASSINTRA - Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Sintra é uma instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo a promoção e a divulgação da dádiva benévola de sangue e dos seus componentes (incluindo as ações de recolha e tipagem de medula).

A missão da ADASSINTRA é contribuir para que, no concelho de Sintra e áreas limítrofes, aumente de forma significativa e sustentada o número de dadores de sangue e o número de unidades de sangue doadas ao Banco Nacional de Sangue e aos centros hospitalares, para que estes sejam cada vez mais capazes de dar resposta às suas necessidades.

Para esse efeito a ADASSINTRA conta com vários núcleos de voluntários, em diferentes localidades do concelho, que garantem a organização regular das campanhas de recolha de sangue nas suas localidades (2 ou 3 vezes por ano em cada núcleo). Esses núcleos, com a ajuda e coordenação da associação, encarregam-se de fazer a divulgação e dinamização de cada campanha, a preparação do espaço e de dar a informação e o apoio necessário aos dadores durante as recolhas de sangue.

Todas as recolhas de sangue organizadas pela ADASSINTRA são efetuadas em estreita colaboração com o Instituto Português do Sangue e Transplantação (que fornece o pessoal médico e os enfermeiros que procedem à colheita do sangue e os equipamentos e materiais utilizados nas recolhas), ou, em situações pontuais, em parceria com núcleos hospitalares ou outras organizações de saúde com capacidade e credenciação para o efeito.

A ADASSINTRA foi criada em Outubro de 2012 e como tal não conseguiu ainda alargar a sua ação a todo o concelho de Sintra, encontrando-se para já apenas representada nas freguesias de Almargem do Bispo, Pero Pinheiro e Montelavar, de São João das Lampas e Terrugem e de Sintra.

Assim sendo, uma das principais prioridades da associação é criar mais núcleos nas restantes freguesias do concelho, para que, tão breve quanto possível, se consiga cobrir a totalidade do concelho, tentando ao mesmo tempo dispor as campanhas da melhor forma possível, em termos cronológicos e em termos geográficos (o objetivo será, dentro de algum tempo, conseguir disponibilizar-se em cada mês 6 ou 7 campanhas de recolha de sangue em outros tantos pontos do concelho – para já ainda só são feitas 1 ou 2 por mês).

Contactos

Morada:
Avenida 29 de Agosto, nº247,
2705-869 Terrugem SNT

E-mail:
adassintra@gmail.com

Telefone:
961323938